quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Volta as aulas!


É lá que começamos a 'engatinhar' para o mundo, aprendendo alguns dos fundamentos mais básicos para a vida, como a leitura a escrita. Considero estes como os mais difíceis, sem contar que das suas etapas de treinamentos serem irresgatáveis em nossas mentes; não dá para lembrar como aprendemos a ler e a escrever, quase de uma hora para outra.

Nossas primeiras e boas amizades são feitas lá.
Amizades dos trabalhos em grupo, dos treinos de esporte ou simplesmente os grupos que se formavam durante as aulas provocando aquele murmurinho de deixar qualquer professor de cabelo em pé.
Pude viver muito disso por onde passei; bagunças feitas, segredos divididos, e brigas compradas, por exemplo.

Ah... e o básico de física, matématica, biologia, história e afins. Umas matérias até interessantes e outras que nunca suportei, principalmente matemática.

"Será que a maioria disso aí vai ser útil na minha vida?" É o que todos pensam sobre o que se aprende na escola, e com razão; terminada a escola, a gente fica meio 'enferrujado' e esquece de quase TUDO que aprendeu.
Tanto que olho meu irmão na sétima série hoje, e vejo em seu caderno coisas do tipo: equações de 1º e 2º grau, 'pi' radianos, verbo transitivo direto e indireto...

Deus do céu, esqueci de muita coisa! Estas aí são até inúteis, mas se vacilar não sei mais nem fazer continhas básicas. É tenso, mas é a realidade.

O bom da escola também é que não temos maiores responsabilidades, a não ser a de passar de ano; todos ainda são muito novos e carregam só o que podem suportar. Não adianta pressionar um aluno pelos primeiros e longos 13 anos de escola (tempo entre o 'pré' e o segundo ano do colegial).

Tem que dosar muito bem, ser leve e deixar curtir a vida. Mas nunca abrir mão de um puxão de orelha quando necessário.

Senão a pessoa fica muito mal-acostumada.

Isso é algo que ela vai sentir um pouco quando vier o último ano da escola. O mesmo que encerrei há quase um ano e oito meses atrás - vai completar neste mês, dia 14 -, foi bastante complicado.
Teve correria de todos os lados, várias tardes passadas na escola para estudar, a pressão do vestibular... sem contar o fato de ainda ter mudado de escola nesse ano.

Uma opção contra a minha vontade, é verdade. Mas não convém falar mais disto aqui.


Fiquei perdido durante a maior parte do ano, sem saber que carreira profissional seguir; a minha vontade mesmo - que apareceu alguns anos antes - era de seguir a carreira da bola, jogando futebol.
Não deu, e eu fiquei frustrado. Pensava em algo próximo, para amenizar isso.

Lembro que passava um filme em minha cabeça, todas as noites que ia dormir.
Era o filme que construi na escola, o longa-metragem que eu tanto admirei e soube construir, principalmente no começo do Ensino Médio. E por um instante temi que ele fosse forçado a continuar, trazendo tensão a quem o viu e acompanhou até ali - 'vulgo' família -, sem falhar.
Mas acordei a tempo (em todos os sentidos) e consegui terminar o que faltava.

Veio junto um choro, misturando felicidade, tristeza, e libertação. É bom admirar tudo de bom que fizemos, e saber que todo o tempo passado e sofrido - em alguns instantes - não foi em vão.
Agora poderia (e deveria) olhar sempre para frente, o mundo começava a partir dali.

Porém não dá para andar sem por um instante olhar para trás.
Mais difícil ainda é não sentir saudades desses tempos, e das amizades que se dispersaram após a escola e dificilmente voltam a se reencontrar.

Daqui a uma semana as escolas no Brasil voltam a ativa, e não adianta nem reclamar; as férias já foram muito prolongadas.

É, esse tempo de aulas me traz saudades.

Durou uma fração de segundo, mas o suficiente para se tornar eterno.

12 comentários:

  1. Estava falando disso ontem com minha prima! Formei vai fazer um ano, mas o saudade que aperta o coração... e tbm nao lembro de muita coisa não. fazendo cursinho vejo o tanto que baguncei e o quanto nao estudei!
    Sinto saudades demais, daquele desespero da prova de quimica e fisica, da conversa escondida, que nunca podia ser adiada nas aulas de matematica, dos professores que eu dava tao bem que ate ignoravam minhas pessimas notas, e como sinto saudades de minha professora de fisica do primeiro ano que nunca deixou q eu viajasse em suas aulas... ta vendo o que seu poste causa? o melancolia que me bateu agora.. mas o caso é sair e arrumar pro cursinho e mais tarde e pra faculdade... Adorei!
    Ta de parabens pelo blog!
    beijos
    byy

    ResponderExcluir
  2. Oi, é, a escola é pra muitos um tanto quanto tediante, por suas longas jornadas e dedicação quase que total às atividades escolares.
    Mas, acima de tudo é importantíssima, indispensável para a formção de qualquer se humano.
    Bom, ainda estou no primeiro ano, então tem alguns aninhos ainda pela frente, mas com certeza, qndo acabar, vou saber que foia melhor épca da minha vida, e com certeza, vou sentir muita falta.

    Parabéns pelo blog, e visita o meu tbm galera:

    http://www.blogdostextos.blogspot.com

    Brigado e até a próxima

    ResponderExcluir
  3. indispensável para a formção de qualquer ser humano*(só corrigindo)

    ResponderExcluir
  4. Tempos de escola sempre são bons de lembrar! Aquela galera sempre reunida, as festinhas na sala, os bilhetinhos, o bate-papo no fundão da sala, e toda aquela despreocupação gostosa de ser apenas você mesmo. Ô coisa boa viu? E agora a correria da faculdade me faz perceber que os tempos de escola, apesar das matérias inutéis (Física + Matématica, eca) eram tempos maravilhosos! Não reclamo, porque estou onde queria estar. Fazendo mnha facul, e crescendo! Porque chega uma hora que isso é preciso. De qualquer forma, os tempos de colégio sempre trazem saudades! Ótimo texto! O tema me fez relembrar muitas coisas boas! Continue escrevendo! bjks e se puder vá lá ler minhas bobagens! kk

    ResponderExcluir
  5. Que bom que atualizou aqui, adoro o que vc escreve *o*

    Sabe, terminei o EM ano passado e sinto MUITA, MUITA falta mesmo, de ver os amigos todos os dias, das bagunças, dos passeios, até de alguns professores (principalmente o de matemática, um crânio que eu enchii muito xD, mas isso não vem ao caso xD), mas fazer o que, se temos que crescer né!
    Ahh, e a melhor coisa de terminar a escola, é que os amigos de verdade, continuam se vendo, mesmo que demore um tempo entre um encontro e outro; pelo menos eu tô sempre me encontrando com aquelas minhas melhores *o*
    Acho bom parar por aqui, olha o tamanho desse comentário :OO
    É que pra mim, não tem assunto melhor que meus anos escolares :)

    E não fica mais tanto tempo assim sem escrever de novo, ok? :DD

    :*

    ResponderExcluir
  6. É, a escola é super importate mesmo, de fato, mas eu não consigo sentir a mínima saudade dela :D

    ResponderExcluir
  7. Esse recadinho, hein ? IGUAL O MEU !

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk - Brincadeira !!

    Cara além de estar de férias, o governo ainda adia a volta e encurta mais ainda o meu ÚLTIMO ANO ¬¬' Triste

    ResponderExcluir
  8. É cara, realmente faz muita falta!
    E quando estudamos, rezamos pra chegar a sexta-feira logo, ou pra ter algum feriado, só qndo paramos que percebemos como faz falta, mas o tempo não volta.
    Só resta a nós as lembranças e saudades de tudo e de todos.

    Abç.

    ResponderExcluir
  9. hahaha. é eu ahcoque vai fazer falta, assim como sinto falta da minha oitava, setima serie.
    mas meu como cansa e como é chato!

    HAHAHAHAHAHA
    to no terceiro e eu não aguento maais escola.
    crusinho é totalmente diferente e superiormente melhor ;D

    mas oque fica são as lembranças e é isso que importa :D

    texto fico bonzão *-*
    beijãão naaldo!

    ResponderExcluir
  10. Olha o seu texto me deixou com muitas saudades desse tempo, agora que estou na metade da minha faculdade, olho pra trás e penso o quanto o ensino médio era gostoso. Não que a faculdade seja ruim, pelo contrário é ótimo estudar algo que você sabe que será útil, e que você gosta. Mas mesmo assim, talvez seja a idade, o auge da adolescência, as brincadeiras, os amigos ... Que agora eu mal vejo!

    Parabéns pelo blog!

    http://kultura-digital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. kaopskaopskaops.. voltas as aulas, bom as minhas já foram mas ai apareceu um gripe suína em mim (sai desse corpo ke ñ te pertence..) e eu tô em casa há 4 semanas direto affz.. odeio gripe!

    pow eu tmb tô no ensino médio ou colegial como dizem, sinceramente é a melhor fase da vida!

    bjOos! sobretudo= http://ps-sobretudo.blogspot.com

    ResponderExcluir

"Legal o texto", "Post interessante", comentários negativos e coisas do tipo uma ova! Você é BEM mais inteligente que sei!